• Sebastian Bieberle

E-Book - DE BEM COM O LIXO

Em Agosto do ano passado fui convidado pela querida Helena Oliveira, analista de sustentabilidade do Sesc RJ, para ilustrar um livro que ela havia escrito.

Numa perspectiva da educação ambiental crítica, vivencial e reflexiva, ela desenvolveu um texto curto e objetivo que remetem à redução de consumo, 5Rs, coleta seletiva e alinhado aos objetivos do desenvolvimento sustentável, os ODS. O livro traz reflexões sobre a forma que estamos consumindo o planeta com tantos bens materiais e sobre a nossa responsabilidade sobre isso. A proposta era ilustrar as páginas usando imagens de resíduos ou até o próprio lixo em contraste com os papéis reciclados da Schöpf. Um tremendo desafio! Traduzir as mensagens do texto em imagens não foi fácil. A linguagem que escolhi foi a colagem, principalmente pelo fato de usar imagens de revistas que seriam descartadas. Aqui na Schöpf recebemos muitas delas, mas antes de reciclar, é possível reutiliza-las, por isso, encaminhamos muitas delas para artistas colagistas como a Ana Brito e a Anna Janot. Mas desta vez me atrevi a experimentar mais a fundo com esta técnica, mesclando os recortes com as texturas e cores dos nossos papéis. O resultado você vê aqui.


As imagens que construi trazem críticas a questões pertinentes a como consumimos e o impacto deste processo de consumo e descarte.

Obsolescência programada, Fast Fashion, poluição dos oceanos, propaganda massiva e superpopulação são alguns dos temas explorados para ilustrar o texto da Helena.


Além de imagens recortadas de revistas usei outros papéis como jornais velhos, encartes de supermercado, livros e papelão para criar texturas.



O livro, em formato digital, faz parte da coleção De Bem, criada pela autora em 2020. A primeira publicação foi o e-book De Bem com a Mata. O material pode ser baixado gratuitamente e utilizado por estudantes, professores e por todos os interessados.


E você? Está De Bem com o Lixo? Clique aqui e baixe o e-book!


Você pode ouvir o livro clicando aqui.


Confira o bate-papo com a autora do livro:



O SESC faz um trabalho incrível no que tange a sustentabilidade e reforça seu compromisso com a sustentabilidade em todas as suas ações. Eles acreditam que a sustentabilidade pode ter uma ótica mais ampla, permeando todos os componentes da economia e sociedade. As iniciativas que tive a honra de facilitar junto a instituição (como oficinas, cursos e palestras), são sempre significativas e incrivelmente ricas, trazendo ao público que frequenta as diversas unidades; Educação Ambiental e ferramentas para uma mudança de padrões para uma vida mais sustentável.


Fique por dentro das iniciativas de apoio ao meio ambiente clicando aqui.

63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo