top of page
  • Foto do escritorSebastian Bieberle

Insetos Papeleiros

Você já parou para reparar em como insetos voadores como as vespas constroem suas casas? Mas você com certeza já viu aquelas estruturas incríveis que elas constroem. Para construir suas colmeias elas usam fibras de celulose que elas lentamente vão extraindo de árvores e galhos secos.

Eu também não sabia disso, só fui descobrir isso quando observei em nosso ateliê um grupo de vespas "comendo" tábuas de madeira. Todo dia de manhã tem um grupo de 5-6 vespas reunidas fazendo o mesmo. Fui pesquisar e descobri que este processo é muito parecido com a confecção de papel.

Funciona assim: elas raspam as fibras de madeira e misturam a saliva para formar o material que elas usam para construir as estruturas onde os ovos e larvas se desenvolvem.

Observe abaixo no vídeo como elas fazem esta raspagem:


Depois observei as famosas abelhas "cachorrinho" fazendo algo parecido, mas desta vez diretamente com o papel molhado que botamos de molho para ficar mais fácil de triturar. Dá até pra ver o material que elas rasparam e coletaram, pronto para virar colmeia, espia só:

Ou seja, são insetos papeleiros! Eles transformam fibras de celulose em estruturas novas e desde que descobri isso minha admiração pelo trabalho delas só cresceu, por isso hoje dividimos nosso espaço (:


Vivemos hoje uma grande extinção em massa de insetos e não vejo muita gente falar sobre isso. O mundo precisa entender que a nossa vida depende diretamente deles! É tarefa dos insetos polinizar as flores que se transformam em frutas, sem eles a produção de alimentos está em mal lençóis. Reza a lenda que, se exterminarmos as abelhas, só sobrariam 5 anos a nós humanos. Mas não são só as abelhas que têm esta função, todos os insetos voadores dividem seus esforços, por isso temos que proteger TODOS.

Quer ajudar os insetos a proliferar? Plante flores no seu jardim; pressione as grandes empresas e governos a parar o uso de defensivos agrícolas que exterminam todo tipo de vida no campo; prefira comprar produtos orgânicos e agroflorestais e sobre tudo se informe e não mate qualquer inseto que entra pela sua janela...vamos dividir nosso espaço com todos os serem que habitam nosso meio.



134 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page