top of page
  • Foto do escritorSebastian Bieberle

O casamento entre papel e tinta

Ainda na faculdade conheci o Amon, o Rafael e o Pedro, um dos projetos que eles desenvolveram foi uma tinta 100% orgânica. O projeto era motivado pela busca por um material que fosse atóxico e pudesse ser usado para impressão serigráfica. As tintas no mercado hoje são extremamente tóxicas, levam metais pesados e plásticos em sua composição, além de liberarem gases e terem um cheiro fortíssimo, fazendo com que seja extremamente desagradável trabalhar com elas. Adicionando ainda o fato de que para limpar qualquer resíduos e sobras destas tinta é necessário usar solventes e redutores ainda mais tóxicos e danosos a quem os manipula e ao meio ambiente.

Os três amigos se voltaram então para pigmentos naturais como café, açafrão, cacau e urucum para experimentar e tentar chegar a cores e texturas que se assemelhassem a tintas convencionais, porém sem os impactos negativos. Surgia o que hoje é a Mancha Orgânica, um projeto que vêm sendo desenvolvido desde 2010, com muita experimentação e aprendizados pelo caminho.



Eu já era apaixonado pelo projeto em si quando o vi pela primeira vez. Mas por volta de 2016, justo quando estava iniciando a minha jornada com a Schöpf Papier, eu vi os resultados da impressão que eles estavam entregando (na época com a Zebu Mídias) e fiquei impressionado. Até sobre madeira eles conseguem imprimir!

Juntei as amostras de papel que já havia produzido e bati na porta deles...essa foi a primeira vez que apresentei os papéis para uma empresa (:

Foi o primeiro "encontro", muita coisa aconteceu desde então, mais testes e aprendizados dos dois lados, nos aprimoramos e crescemos como marca mas sempre namorando e conversando bastante. Participamos juntos do programa Shell Iniciativa Jovem em 2018, muitas feiras/eventos e desde então usamos muita tinta Mancha sobre papel Schöpf, olha só:

O papel Schöpf é ideal para todo tipo de arte, mas ele combina melhor com as tintas da Mancha. Para quem curte serigrafia então, é uma beleza! As tintas têm um cheiro agradável, a de chocolate e a de mate são as minhas favoritas, o ateliê inteiro fica perfumado, da até vontade de botar na boca, rsrs. E a melhor parte é na hora de lavar as telas...só água resolve, nada de solvente abrasivo.

O namoro virou relacionamento sério e hoje as 5 variedades de cores estão a disposição no nosso site e acabamos de lançar um kit que contêm além das tintas, um bloco de papéis e um pincel de bambu. Tudo sustentável e saudável para você, seus filhos e para o planeta.

Lá no site deles têm até um guia GRATUITO com 33 formas de conectar pais, filhos e natureza, com a intenção de facilitar e inspirar os pais a criarem um universo de segurança e conexão com a natureza através de brincadeiras, práticas e hábitos que combinam a criatividade, descoberta e interação com o mundo natural. Segue o link.


38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page