• Sebastian Bieberle

Páscoa Sustentável

Um tutorial passo-a-passo divertido e fácil de fazer em casa.

Quando eu era criança a minha família sempre teve a tradição de pintar ovinhos de Páscoa. Sempre que a data se aproximava, nós assoprávamos em furinhos que minha fazia nas extremidades dos ovos para esvaziar o conteúdo (que virava omelete).

Depois era hora de usar a criatividade para decorar as cascas de ovo, passar um fio e pendurar em um galho seco.

Este ano tive uma idéia brilhante para resgatar esta tradição! Resolvi dar um "upgrade" nas bombas de semente que já fazemos há algum tempo aqui na Schöpf. Elas são basicamente polpa de papel misturada com sementes e moldadas para depois serem jogadas em espaços que precisam ser reflorestados...é uma espécie de jardinagem de guerrilha. É uma estória bem interessante e vale dar uma pesquisada, inclusive tem um post aqui no blog sobre elas (:


Vamos ao passo-a-passo que é bem fácil e super indicado para fazer com crianças de todas as idades. A textura da polpa é deliciosa e super divertida de manipular, @s pequen@s adoram!


Material necessário:

- Papel usado

- Liquidificador

- Peneira

- Semente de árvores, hortaliças ou flores

- Canetinhas ou tinta


Passo 1

Pique o papel e bata no liquidificador até obter uma massa uniforme.

Para fazer ovos brancos use somente papel branco, mas tente também usar cartolinas e papéis coloridos que iriam para o lixo (não é pra usar papel em perfeito estado de uso, ok!).


Passo 2

Despeje a polpa em uma peneira e deixe a água escorrer.

Pressione para expulsar o máximo de água até que a polpa se trone moldável.

Obs.: É importante que a polpa não fique muito seca, pois isso dificulta o processo, fazendo com que ela não se mantenha unida, comece a se desfazer ou fique com a superfície muito texturizada.


Passo 3

Adicione sementes. Usei sementes de ipê amarelo que coletei no jardim em frente ao ateliê, mas você pode usar sementes de hortaliças ou flores. Veja se consegue achar sementes no seu jardim, praça ou até mesmo em um canteiro na calçada e tente não comprar sementes transgênicas (;

Obs.: Você pode também escolher não usar sementes, e assim ficar com os seus ovos para páscoas futuras.


Passo 4

Comece a moldar em forma de ovo (ou qualquer outra forma que deseje). Explore diferentes tamanhos e misturas de cores ou adicione pétalas de flores...solte a criatividade, as possibilidades são muitas!

Caso seu ovo comece a rachar ou esfarelar adicione um pouco de água, assim fica mais fácil moldar e conseguir uma superfície mais lisa e uniforme.


Passo 5

Deixe secar ao sol por ~1 a 2 dias dependendo da intensidade do sol. Para conseguir pintar sobre eles é preciso que estejam bem secos.


Passo 6

Depois de secos é hora de customizar!

Você pode usar canetinhas, tinta guache ou acrílica ou até as tintas da Mancha.

A tradição de pintar ovos é muito antiga e existe em diversas culturas, além de decorar a casa é também uma forma de arte incrível.


Depois da Páscoa você pode plantar os seus ovos em algo lugar especial, na praça do seu bairro ou até naquele canteiro da sua rua que precisa de uma árvore ou flores. O papel vai absorver a água da próxima chuva e manter as sementes úmidas para ajudar na germinação. O papel, por ser biodegradável, vai se desfazer em questão de 4 a 5 semanas, se tornando nutriente para o solo.


Curtiu?

Restou alguma dúvida? Entra em contato!

Fez o tutorial em casa também? Depois querem ver os resultados hein...manda selfie, rsrs.


Compartilhe esse tutorial e faça uma Páscoa mais sustentável.

Quer sugerir uma idéia ou gostaria de ver algum conteúdo específico por aqui, manda um inbox, eu adoro tentar coisas novas.


Até o próximo tutorial.




105 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo