• Sebastian Bieberle

Um pouco sobre o nosso Impacto Social

Quando falamos de Impacto Social é muito difícil medir qualquer resultado proveniente de uma ação, afinal estamos falando de pessoas e até uma frase, por menor que seja, pode ter um desdobramento no futuro.


De certa forma este é o meu caso, aprendi a fazer papel na escola, durante as aulas de Educação Ambiental do professor Danilo. Eu tinha 9/10 anos quando me encantei pela técnica e pedi ao meu pai para fazer umas pequenas telas, que eu então comecei a usar para fazer minhas primeiras folhas. O tempo foi passando e o hobby ficou engavetado por 20 anos! Depois de uma faculdade de design de produto e um mestrado em desenvolvimento de produtos sustentáveis, passei por uma transição que me levou a resgatar as aquelas primeiras folhas de papel do fundo da gaveta. Afinal aquelas folhas eram o primeiro produto sustentável que eu havia criado. Assim nascia a Schöpf!!! (:


20 anos foi o tempo que aquelas aulas levaram para que um dos alunos criasse uma empresa de reciclagem de papel, uma reação praticamente impossível de se prever.

O meu exemplo serve perfeitamente para ilustrar a minha afirmação inicial: os resultados de uma ação sobre pessoas e seus impactos são muito difíceis de se medir.

Porém podemos também afirmar que cada ação tem uma reação, mesmo que pequena.


Acredito que nos dias atuais uma empresa deve estar apoiada no tripé econômico-ambiental-social para prosperar de forma equilibrada. Por isso, desde o início da nossa caminhada desenvolvemos as oficinas de reciclagem de papel. O intuito das aulas é desmistificar a palavra reciclagem. Quando falamos para uma criança "você tem que separar o seu lixo para a reciclagem" ela com certeza não possui o conhecimento que uma latinha pode ser derretida e remodelada para voltar a envasar o refrigerante que ela está bebendo. Muitos adultos também ainda não entenderam o conceito!


Por isso é muito importante para nós demonstrar que reciclar é simples, divertido e muito importante. Com uma atividade simples e divertida levantamos questões e discussões sobre diferentes temas relacionados a descarte, resíduos, poluição, desmatamento, etc. Nestes 7 anos já visitamos dezenas de escolas (particulares e públicas), SESCs, Universidades, ONGs, Eventos, Empresas e projetos sociais.

Calculamos ter impactado mais de 3000 pessoas ao longo deste tempo e mesmo que seja muito difícil calcular os reais impactos, tenho certeza que adicionamos um importante tijolo na fundação deste novo mundo que tentamos construir. É extremamente gratificante quando uma turminha de crianças solta aquela exclamação de AHHH, ou UAUUU quando fazem a sua primeira folha de papel, fica óbvio no brilho dos olhos, que eles entenderam que algo que seria jogado no lixo pode virar algo novo e pronto para ser usado e que na verdade aquele papel descartado não é resíduo e sim recuso e matéria prima.



Vivemos em um mundo complexo e acelerado, onde tudo muda de forma muito dinâmica com ajuda da tecnologia que conecta, mas ao mesmo nos desconecta da natureza e dos seus ciclos. Por isso a Educação Ambiental é cada vez mais necessária, não só para crianças e jovens mas também aos adultos. Em meio a cacofonia de informações e novidades nos esquecemos que somos orgânicos e fazemos parte deste sistema natural. Nosso objetivo além de despertar e fazer pensar é reaproximar as pessoas a esta essência, usando a arte e a criatividade.


Com a chegada da pandemia toda esta parte da empresa, tão importante e significativa, todo o contato com os pequenos e a diversão de fazer o seu próprio papel está paralisada, mas não adormecida. Desenvolvemos um kit de reciclagem e dois vídeos que demonstram como reciclar papel em casa. Uma atividade para entreter a toda família, cheia de significado e aprendizado.


Olha como é fácil:



26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo